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Começar a viagem...

levantar a âncora !
Por: Octávio dos Santos

A MAR tem como lema "Sucesso que fala português", e é esse também o seu objectivo: procurar os nossos vencedores - individualidades e instituições - em todos os sectores; dar a conhecer (melhor) todos os falantes da nossa língua -sejam eles portugueses, brasileiros, africanos, timorenses, luso-descendentes - que alcança(ra)m o "pódio" - ou quase - em qualquer área de actividade (política, economia, ciência, cultura, desporto...), que ganharam fama e/ou proveito não só no presente, como também no passado.... mas sempre numa perspectiva internacional: agora, o critério básico, determinante, é a (vitória em) competição com estrangeiros e/ou o reconhecimento (distinção) por estrangeiros - isto é, não falantes de português.
Porque nem tudo é sempre uma "apagada e vil tristeza"; é preciso igualmente pensar, dizer e agir pela positiva. Recusamos a "ditadura da negatividade"... e também recusamos a "ditadura da actualidade". À MAR não interessa, dentro do seu âmbito, apenas o que aconteceu no dia, na semana ou no mês anterior. Se for relevante para o seu objectivo, também nos interessa o que aconteceu há um, dez, cinquenta, cem anos atrás. Ou mais! Há histórias que devem ser reveladas; há outras que merecem ser recordadas. E os casos de sucesso "em português", de hoje e de ontem, são muitos e não são difíceis de encontrar; eles estão espalhados um pouco por todo o lado; encontramos com frequência referências a compatriotas, ou a irmãos no idioma, que se tornaram, em várias áreas, o "número um"... ou ficaram muito perto disso. Era pois necessária uma revista que reunisse, que centralizasse, aprofundasse, e, logo, que valorizasse, todos esses casos, todas essas referências. E ela aqui está!
A MAR surge também como um meio, um contributo, para tentar estabelecer um equilíbrio no panorama da informação no - e sobre o - espaço dos países e dos povos de língua portuguesa; é um projecto plural. A MAR quer estar onde estiver um falante (ou leitor) de português, constituindo assim um factor de identificação, um elo de ligação, entre uma comunidade mundial que partilha uma língua e uma cultura. São muitas as possibilidades; a questão está em saber se queremos – porque de certeza que podemos – torná-las realidades. Para a MAR, a frase "a minha pátria é a língua portuguesa" não é uma figura de retórica: é um ideal que é real, em que acredita(re)mos e que vive(re)mos todos os dias.
Estatuto editorial
A MAR é uma publicação periódica em língua portuguesa com sede em Portugal, que procurará ter: delegações e correspondentes em todos os países e comunidades de língua portuguesa; todas as ortografias, pronúncias e sotaques que cabem dentro dessa mesma língua.
A MAR: é dependente da(s) individualidade(s) e/ou das entidade(s) de que é uma propriedade; é independente de todas e quaisquer outras organizações e tendências políticas, económicas, ideológicas, culturais, sociais, filosóficas e religiosas.
A MAR rege-se pelo Código Deontológico do Jornalista (a versão aprovada em assembleia geral do Sindicato de Jornalistas de Portugal a 4 de Maio de 1993); só poderá ser responsabilizada pelos textos não assinados incluídos nas suas páginas - os assinados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
A MAR tem como lema "Sucesso que fala português", e é esse também o seu objectivo principal: dar a conhecer todas as individualidades e entidades que falam o português - sejam elas portuguesas, brasileiras, africanas, timorenses, luso-descendentes - que, em todas as áreas de actividade, ganharam prémios ou outras distinções em competição com, ou atribuídas por, estrangeiros - isto é, não falantes de português.
A MAR tem como mercado potencial e prioritário o espaço formado pelos países que têm o português como língua oficial e pelas comunidades de emigrantes portugueses e de outros lusófonos em todo o Mundo; tem como destinatários todas as pessoas que falem ou leiam português, lusófonos ou não, ou que se interessem por temas relacionados com o espaço de língua portuguesa.
A MAR realizará e/ou apoiará eventos, iniciativas, projectos de/com outras individualidades e entidades cujos âmbito e objectivo coincidam com os seus, nomeadamente a preservação, divulgação e valorização, em todas as vertentes, do espaço de língua portuguesa e dos que a ele pertencem.
A MAR poderá e deverá, no seguimento do seu processo de consolidação e de expansão, transformar-se progressivamente num produto multimédia, utilizando os seus símbolos, conteúdos e demais recursos em outros suportes, mas sempre salvaguardando os seus direitos autorais e os seus princípios editoriais.