Começar a viagem...
levantar
a âncora !
Por:
Octávio dos Santos
A MAR tem como lema "Sucesso que fala português",
e é esse também o seu objectivo: procurar os nossos vencedores
- individualidades e instituições - em todos os sectores; dar
a conhecer (melhor) todos os falantes da nossa língua -sejam eles portugueses,
brasileiros, africanos, timorenses, luso-descendentes - que alcança(ra)m
o "pódio" - ou quase - em qualquer área de actividade
(política, economia, ciência, cultura, desporto...), que ganharam
fama e/ou proveito não só no presente, como também no passado....
mas sempre numa perspectiva internacional: agora, o critério básico,
determinante, é a (vitória em) competição com estrangeiros
e/ou o reconhecimento (distinção) por estrangeiros - isto é,
não falantes de português.
Porque nem tudo é sempre uma "apagada e vil tristeza"; é
preciso igualmente pensar, dizer e agir pela positiva. Recusamos a "ditadura
da negatividade"... e também recusamos a "ditadura da actualidade".
À MAR não interessa, dentro do seu âmbito, apenas o que
aconteceu no dia, na semana ou no mês anterior. Se for relevante para
o seu objectivo, também nos interessa o que aconteceu há um, dez,
cinquenta, cem anos atrás. Ou mais! Há histórias que devem
ser reveladas; há outras que merecem ser recordadas. E os casos de sucesso
"em português", de hoje e de ontem, são muitos e não
são difíceis de encontrar; eles estão espalhados um pouco
por todo o lado; encontramos com frequência referências a compatriotas,
ou a irmãos no idioma, que se tornaram, em várias áreas,
o "número um"... ou ficaram muito perto disso. Era pois necessária
uma revista que reunisse, que centralizasse, aprofundasse, e, logo, que valorizasse,
todos esses casos, todas essas referências. E ela aqui está!
A MAR surge também como um meio, um contributo, para tentar estabelecer
um equilíbrio no panorama da informação no - e sobre o
- espaço dos países e dos povos de língua portuguesa; é
um projecto plural. A MAR quer estar onde estiver um falante (ou leitor) de
português, constituindo assim um factor de identificação,
um elo de ligação, entre uma comunidade mundial que partilha uma
língua e uma cultura. São muitas as possibilidades; a questão
está em saber se queremos – porque de certeza que podemos –
torná-las realidades. Para a MAR, a frase "a minha pátria
é a língua portuguesa" não é uma figura de
retórica: é um ideal que é real, em que acredita(re)mos
e que vive(re)mos todos os dias.
Estatuto editorial
A MAR é uma publicação periódica em língua
portuguesa com sede em Portugal, que procurará ter: delegações
e correspondentes em todos os países e comunidades de língua portuguesa;
todas as ortografias, pronúncias e sotaques que cabem dentro dessa mesma
língua.
A MAR: é dependente da(s) individualidade(s) e/ou das entidade(s) de
que é uma propriedade; é independente de todas e quaisquer outras
organizações e tendências políticas, económicas,
ideológicas, culturais, sociais, filosóficas e religiosas.
A MAR rege-se pelo Código Deontológico do Jornalista (a versão
aprovada em assembleia geral do Sindicato de Jornalistas de Portugal a 4 de
Maio de 1993); só poderá ser responsabilizada pelos textos não
assinados incluídos nas suas páginas - os assinados são
da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
A MAR tem como lema "Sucesso que fala português", e é
esse também o seu objectivo principal: dar a conhecer todas as individualidades
e entidades que falam o português - sejam elas portuguesas, brasileiras,
africanas, timorenses, luso-descendentes - que, em todas as áreas de
actividade, ganharam prémios ou outras distinções em competição
com, ou atribuídas por, estrangeiros - isto é, não falantes
de português.
A MAR tem como mercado potencial e prioritário o espaço formado
pelos países que têm o português como língua oficial
e pelas comunidades de emigrantes portugueses e de outros lusófonos em
todo o Mundo; tem como destinatários todas as pessoas que falem ou leiam
português, lusófonos ou não, ou que se interessem por temas
relacionados com o espaço de língua portuguesa.
A MAR realizará e/ou apoiará eventos, iniciativas, projectos de/com
outras individualidades e entidades cujos âmbito e objectivo coincidam
com os seus, nomeadamente a preservação, divulgação
e valorização, em todas as vertentes, do espaço de língua
portuguesa e dos que a ele pertencem.
A MAR poderá e deverá, no seguimento do seu processo de consolidação
e de expansão, transformar-se progressivamente num produto multimédia,
utilizando os seus símbolos, conteúdos e demais recursos em outros
suportes, mas sempre salvaguardando os seus direitos autorais e os seus princípios
editoriais.